Dorso-mamoplastia

A Dorso-Mamoplastia (Upper Body Lift) é um procedimento cirúrgico que aborda toda a região superior do tronco em uma única cirurgia. Esta cirurgia melhora as dobras e flacidez das costas e região lateral, combinada com a mamoplastia e nos homens trata a flacidez e ptose da região peitoral, incluindo cirurgia de ginecomastia (Lifting Peitoral Masculino).

É realizada primeiramente a dorsoplastia, (ressecção do excesso de pele na região dorsal, corrigindo as dobras dorsais), e na mesma cirurgia a mamoplastia ou mastopexia.  Esta associação em casos mais graves pode continuar para o tratamento do dorso lateral e incluir a braquioplastia, ou seja, o “Lifting dos braços”, na mesma cirurgia. Estas variações dependem das áreas de flacidez e excesso de pele de cada paciente.

A Dorso-Mamoplastia tem melhor resultado que apenas uma Plástica Mamária. Pois, estamos tratando toda a região superior do tronco, no mesmo momento cirúrgico, trazendo um resultado mais satisfatório, pela melhora de todo o contorno, sem aquele aspecto de mamas bem posicionas, porém com grandes dobras nas regiões lateral e posterior. Com isso as pacientes conseguem usar roupas justas de forma mais adequada, possibilitando conforto às mulheres que gostam de usar biquini, por exemplo.

Veja as perguntas mais frequentes abaixo:

PARA QUEM A DORSO-MAMOPLASTIA É INDICADA?

Essa técnica é aplicada em pacientes que apresentam flacidez e excesso de pele em toda a circunferência do tórax, ou seja, regiões posterior lateral e anterior, incluindo as mamas. Temos que entender que nessas pacientes não basta fazer uma plástica de mama, pois não irá retirar o excesso de pele lateral e posterior, mantendo aquele aspecto de flacidez dos tecidos com dobra.

 As características das mamas dessas pacientes que tiveram grandes emagrecimentos são muito variáveis. Desde mamas ainda “grandes e caídas” com necessidade de redução (MAMOPLASTIA REDUTORA), até mamas extremamente vazias, com grande excesso de pele. E nestas pacientes é preciso realizar colocação de prótese com lifting mamário (MASTOPEXIA COM PRÓTESE).

QUANTO TEMPO APÓS A CIRURGIA BARIÁTRICA PODE SER REALIZADA A DORSO-MAMOPLASTIA?

De modo geral, as cirurgias de contorno corporal após a cirurgia bariátrica, são realizadas após a estabilização do peso. Normalmente após 1 ano e meio, mas é muito importante que o cirurgião geral avalie e libere a paciente para as cirurgias plásticas.

QUAIS SÃO OS CUIDADOS E PREPAROS DO PRÉ-OPERATÓRIO?

Depois que o cirurgião plástico ouvir as queixas da paciente e realizar o exame clínico, ele vai indicar a técnica mais adequada. É importante um preparo cuidadoso para a cirurgia. Vale lembrar que, a cirurgia bariátrica altera a absorção de nutrientes. Então deve se fazer exames laboratoriais completos, incluindo avaliação do estado nutricional e descartar presença de anemia e carência de alguma vitamina. Muitas vezes no pré-operatório já se faz a reposição de vitamina D, vitamina B, ferro, entre outros. Além, é claro, da rotina de mamografia e ecografia mamária, consulta com cardiologista, ECG e consulta pré-anestésica.

Além disso, é preciso que a paciente se organize para manter o repouso necessário, além de interromper alguns medicamentos, bebidas alcoólicas e parar de fumar um mês antes do procedimento. É muito importante também o preparo psicológico para o pós-operatório e as expectativas de resultado.

QUAL O TIPO DE ANESTESIA UTILIZADA?

A anestesia normalmente é a geral, e é na consulta pré-anestésica, que o médico anestesiologista irá decidir em conjunto com o paciente.

COMO É A CIRURGIA?

O cirurgião inicia o procedimento com o paciente de bruços, faz as incisões já demarcadas no dorso. Então faz-se a retirada do excesso de pele e gordura do subcutâneo, com o “lifting” do dorso, e correção da dobra posterior. Após realizada as suturas, é feito o curativo. Após isso a equipe muda a posição do paciente na mesa cirúrgica para decúbito dorsal (de costas) e inicia-se a etapa do tratamento da região anterior do tórax. É realizada a Plástica Mamária, e na região lateral, faz-se a união da cirurgia da mama com a dorsoplastia, removendo o excesso de pele e gordura lateral.

As incisões são fechadas com sutura intradérmica, pois deixam a cicatriz menos aparente. O tempo médio de duração da cirurgia é de 4 horas, podendo ser alterado de acordo com a complexidade de cada caso. A paciente permanece hospitalizada por um período de 24 horas.

COMO FICA A CICATRIZ?

A cicatriz é horizontal, em toda a circunferência do tórax. Os seios têm cicatriz com formato de “T” invertido, que se inicia ao redor das aréolas e se continua com uma linha vertical e outra horizontal, ficando esta última bem no sulco da mama. A cicatriz das costas e nas laterais fica escondida no sutiã, se ligando à cicatriz horizontal da mama, no sulco abaixo da mama. Nos primeiros 4 meses, as cicatrizes ficam mais evidentes e avermelhadas. Com o tempo, vão clareando e ficando mais discretas. Isso pode levar um ano. É importante realizar microporagem das cicatrizes e massagens com cremes e pomadas prescritas pelo médico, para o tratamento estético da cicatriz.

É importante que a região onde houve incisões cirúrgicas não seja submetida à força excessiva, à escoriação, ou a movimentos brutos durante o tempo de cicatrização. Além de não tomar sol.

COMO SERÁ MINHA RECUPERAÇÃO?

Após a cirurgia, é comum sentir um pouco de desconforto e dor, que são controlados com medicação analgésica habitual. O tempo de recuperação dura em torno de um mês. Os pontos devem ser removidos cerca de 8 a 15 dias após a cirurgia e, durante esse tempo, deve-se repousar evitando mexer os braços e o tronco de forma excessiva. É importante apoiar os braços com travesseiros para mantê-los elevados, quando deitadas. Você não deve ir à academia ou dirigir durante esse período. É muito importante fazer caminhadas curtas já no primeiro dia de pós-operatório. O paciente pode retornar às suas atividades de trabalho ou estudo e a dirigir com cuidado após 20 dias. Já a atividade sexual após 30 dias já é permitida, com certos cuidados.

Durante os primeiros 2 meses, o paciente deve deitar apenas de barriga para cima. Pode deitar de lado após 40 dias utilizando travesseiros para apoiar os braços. Nos primeiros 3 meses após a cirurgia, é também aconselhado evitar exercícios físicos mais pesados, especialmente aqueles que envolvem movimentos com os braços, como levantamento de pesos ou musculação.

É NECESSÁRIO O USO DE ALGUM SUTIÃ ESPECÍFICO?

Nesta cirurgia é importante usar um modelador em formato de uma espécie de camiseta com sutiã por 3 meses. Ele dá sustentação à mama e compressão em todo o tórax. Ajuda a segurança da paciente e diminui o edema.  Nos primeiros 45 dias, é recomendado o uso 24 horas por dia, após esse período, pode-se ir diminuindo o tempo de uso do modelador diariamente. É claro que após 30 dias já é permitido retirar o modelador em momentos especiais, que peçam um vestido decotado, por exemplo.

POSSO TER ALTERAÇÃO DE SENSIBILIDADE NOS SEIOS?

A perda da sensibilidade depende da anatomia da paciente e da quantidade de tecido retirado. Na maioria dos casos, a alteração de sensibilidade é temporária.

MARQUE SUA CONSULTA

Entre em contato pelo telefone 41 3342-0405 ou pelo botão de WhatsApp.

Caso prefira, preencha o formulário abaixo, que logo entraremos em contato!
×