CIRURGIAS PÓS BARIÁTRICAS

As cirurgias plásticas após grandes emagrecimentos, são cirurgias para contorno corporal especiais. São indicadas principalmente para pacientes que foram submetidos a cirurgias para emagrecimento, as cirurgias bariátricas (redução gástrica). Estas cirurgias plásticas também são indicadas para pessoas que emagreceram somente com dietas e exercícios.

O surgimento das cirurgias gástricas para emagrecimento no final dos anos 90, as chamadas cirurgias bariátricas, causou uma grande mudança no panorama da Cirurgia Plástica. Pois esses novos pacientes, após grandes emagrecimentos, apresentaram características muito especiais.

Os pacientes com obesidade, em geral, têm acúmulo de gordura em toda a circunferência do tronco, inclusive nos membros superiores e inferiores. Esta distribuição de gordura ocorre em diferentes regiões do corpo e varia de acordo com cada pessoa. A realização da cirurgia para emagrecimento ou dietas e exercícios que levam a uma grande perda de peso, podem diminuir de 40 a 60 quilogramas, e as vezes até mais.

O emagrecimento causa flacidez, dobras cutâneas e diferentes tipos de deformidades nas várias regiões do corpo. Além da flacidez e excesso de pele na região abdominal (abdome em avental), os pacientes ainda apresentam dobras nas laterais, e até queda do glúteo. Também é comum a ptose (queda) das mamas, com grandes dobras de pele nas laterais, e muitas vezes, até nas costas (região dorsal).

Quando os pacientes apresentam dobras de pele e flacidez em toda a circunferência do tórax ou do abdome e região lombar, é indicada uma cirurgia que trate toda a circunferência do corpo.
Por exemplo, não adianta realizarmos uma plástica de abdome e a paciente continuar com excesso de pele, flacidez, dobras nas laterais e região lombar além de queda do bumbum. Ou ainda, após a cirurgia de mamoplastia, continuar com problemas de excesso de pele nas laterais da mama e na região das costas. O melhor é pensar que, se o problema envolve a região anterior, lateral e posterior do corpo, a melhor cirurgia é aquela que trata toda a volta toda do corpo. Portanto pensar em cirurgia plástica de Mamoplastia ou Abdominoplastia para esses pacientes é insuficiente.

É necessário avaliar a proporção dos defeitos em cada região do corpo, e então indicar o melhor tratamento, muitas vezes as cirurgias circunferenciais são a solução mais eficiente e apresentarão resultados mais satisfatórios. Por exemplo, a abdominoplastia circunferencial, que também trata a região lateral e glútea. A cirurgia Dorso-Mamoplastia, como o termo já indica, é uma plástica mamária associada ao tratamento do dorso (costas). Além de técnicas bem estabelecidas para a cirurgia das coxas. Estas técnicas já estão bem definidas e são realizadas por especialistas em todo o mundo.

Importante ressaltar que sempre deve-se realizar uma avaliação pré-operatória completa, com exames laboratoriais, consulta com cardiologista, anestesiologista. E devido às alterações de nutrição que a cirurgia bariátrica causa, é preciso corrigir no pré-operatório, eventuais alterações. O mais importante é indicar as cirurgias adequadas para cada caso, proporcionando um melhor contorno corporal. Isto melhora muito a qualidade de vida do paciente.

MARQUE SUA CONSULTA

Entre em contato pelo telefone 41 3342-0405 ou pelo botão de WhatsApp.

Caso prefira, preencha o formulário abaixo, que logo entraremos em contato!
×