Abdominoplastia circunferencial
(ABDOMINOPLASTIA COM “LIFTING” GLÚTEO)

Abdominoplastia circunferencial é um tipo de cirurgia plástica para melhorar a flacidez e excesso de pele de toda
a circunferência (360º) da região inferior do tronco.

Nesta cirurgia é realizada o tratamento da região posterior e a plástica abdominal na mesma cirurgia. É uma combinação de Abdominoplastia, “Lifting” Glúteo e Dermolipectomia dos flancos no mesmo procedimento cirúrgico. Indicada para pessoas que tiveram grandes emagrecimentos. Existem outros nomes para este mesmo procedimento: Abdominoplastia com Flancoplastia e em inglês “Total Body Lift”, “Belt Lipectomy” entre outros. O resultado é mais completo, mais harmônico. Promovendo um contorno muito melhor por ser em toda a volta do corpo.

Afinal, se o paciente tem flacidez em toda a circunferência e faz uma cirurgia de abdominoplastia apenas, quando for usar roupa de ginástica, por exemplo, os excessos de pele das regiões laterais e posterior ainda vão causar muita insatisfação.

Veja as perguntas mais frequentes abaixo:

PARA QUEM A ABDOMINOPLASTIA CIRCUNFERENCIAL É INDICADA?

Essa técnica é aplicada em pacientes com flacidez e excesso de pele em toda a circunferência da cintura, ou seja, abdome em avental, flacidez e dobras de pele laterais e flacidez com ptose (queda) do glúteo. Geralmente pessoas que apresentam grandes emagrecimentos.

QUAIS OS CUIDADOS DO PERÍODO PRÉ-OPERATÓRIO?

Depois que o médico examinar o paciente, e planejar a cirurgia, o paciente deve realizar os exames pré-operatórios e a consulta pré-anestésica. São solicitados exames laboratoriais e avaliação cardiológica. Para estes pacientes com grandes emagrecimentos deve-se ter cuidado com risco de anemia, carência de vitaminas ou quadro de desnutrição, devido a cirurgia bariátrica, e até pelas dietas realizadas.

Além disso, é preciso que o paciente se organize para o período de repouso necessário, além de interromper alguns medicamentos, bebidas alcoólicas e parar de fumar um mês antes do procedimento. É muito importante também o preparo psicológico, para o pós-operatório e as expectativas de resultado. Em muitos casos pode ser necessário a reposição de ferro, vitaminas no pré-operatório. Por isso é importante você procurar um cirurgião plástico que possua experiência e esteja habituado a este tipo de procedimento.

QUAL O TIPO DE ANESTESIA UTILIZADA?

A anestesia pode ser a peridural com sedação ou a geral, a depender de cada caso. O médico anestesiologista decidirá junto com o paciente na consulta pré-operatória.

COMO É A CIRURGIA?

O paciente permanece internado por um período de 24 horas. O tempo médio de duração da cirurgia é de 4 a 5 horas, podendo ser alterado de acordo com a particularidade de cada caso.

Inicia-se com o paciente de bruços, o cirurgião faz incisões na região acima do glúteo para remover o excesso de pele e gordura, após retirado o excesso, faz-se a gluteoplastia, utilizando esse excesso de gordura subcutânea do paciente, para melhorar o volume do glúteo. Finalizadas as suturas e curativos, trocamos a posição do paciente para decúbito dorsal (de costas) e inicia-se a abdominoplastia convencional. No momento do fechamento dos tecidos realiza-se a união das laterais do abdome com a região posterior. É utilizado dreno. As incisões podem ser fechadas com pontos intradérmicos, pois deixa a cicatriz menos aparente. No final temos uma cicatriz que dá a volta completa no tronco, porém é escondida com o uso da roupa íntima.

COMO SERÁ MINHA RECUPERAÇÃO?

Após a cirurgia, é comum sentir algum desconforto e dor, controlados com a medicação analgésica usual. O tempo de recuperação é de 4 a 6 semanas. O maior cuidado no pós-operatório é não dobrar, e não esticar demais o tronco, afinal o paciente terá suturas na região do abdome, região posterior e nas laterais. O repouso relativo é maior nas 3 primeiras semanas, mas já no primeiro dia de pós-operatório, deve-se caminhar várias vezes ao dia, é importante este cuidado, para melhorar a circulação. Deve-se evitar o movimento do tronco de forma excessiva. Depois de 25 a 30 dias, poderá retornar às suas atividades de trabalho ou estudo, e dirigir com cuidado. Atividades físicas mais intensas, só devem ser praticadas após 60 dias. Importante salientar que cada caso é um caso, seu cirurgião plástico irá orientar mais diretamente nos retornos para curativos. Após 3 semanas o paciente poderá deitar-se de lado utilizando travesseiros para apoiar os braços.

É NECESSÁRIO O USO DE ALGUM MODELADOR ESPECÍFICO?

Sim, deve-se usar um modelador tipo macaquinho, para minimizar o inchaço e fazer compressão na área operada 24 hs. por dia. Este modelador é colocado logo após a cirurgia e é retirado apenas para o banho. O período médio de uso costuma ser de 2 a 3 meses. Além do modelador já no pós-operatório imediato é recomendado a realização do “taping” para auxiliar na regressão do edema e equimoses.

QUANDO POSSO RETORNAR ÀS ATIVIDADES COTIDIANAS?

O tempo de recuperação dura em torno de 4 a 6 semanas. O repouso é maior nas 3 primeiras semanas, podendo retornar ao trabalho e estudo após esse período. Se for atividades que demandam esforço físico, será necessário tempo de repouso maior, de acordo com cada caso.

COMO FICA A CICATRIZ?

A cicatriz final fica ao redor de todo o tronco. No abdome anterior fica horizontal próxima ao pube, nas laterais (mais ou menos onde fica o elástico das roupas íntimas), e na região posterior, um formato arqueado acima do glúteo, normalmente escondida numa sunga ou biquini.

Nos primeiros 4 meses, as cicatrizes ficam mais evidentes e avermelhadas. Com o tempo, vão clareando e ficando mais discretas. Isso leva mais de um ano. É importante realizar microporagem das cicatrizes e massagens com cremes e pomadas prescritas pelo médico, para o tratamento estético da cicatriz.

É importante que a região onde houve incisões cirúrgicas não seja submetida à força excessiva, à escoriação, ou a movimentos brutos durante o tempo de cicatrização. Além de não ser recomendado tomar sol nesse período. A qualidade final da cicatriz depende principalmente das características de cada organismo.

ESTA CIRURGIA É DE GRANDE PORTE?

Sim, é uma cirurgia de maior porte, proporcional a uma abdominoplastia com lipoaspiração. A Abdominoplastia Circunferencial, conhecida como “Body Lift” faz parte da rotina entre os cirurgiões plásticos que trabalham com pacientes que tiveram grandes emagrecimentos desde 2001. Este procedimento está bem definido e é realizado em vários centros do Brasil e ao redor do mundo todo.

ESTA CIRURGIA VALE A PENA SER FEITA?

Sim vale muito a pena. É considerada a técnica mais correta para estes casos. Quando temos pacientes com flacidez, grandes dobras e ptose (queda) dos glúteos, apenas uma abdominoplastia não vai corrigir todos os problemas. Quando o paciente usa roupa de ginástica, ou de banho, continuará com aquele aspecto flácido que mantém a impressão de estar obeso. Já a cirurgia circunferencial devolve a autoestima, e a sensação de se sentir “normal”, principalmente em roupas de ginástica, ou na praia. É claro que as cicatrizes são longas, mas o benefício é muito maior. Portanto, converse com seu cirurgião plástico e analise todos os prós e contras, para tomarem uma decisão conjunta.

MARQUE SUA CONSULTA

Entre em contato pelo telefone 41 3342-0405 ou pelo botão de WhatsApp.

Caso prefira, preencha o formulário abaixo, que logo entraremos em contato!
×