BRAQUIOPLASTIAS
(“LIFTING” DOS BRAÇOS)

A Braquioplastia é um procedimento cirúrgico indicado para tratar a flacidez dos braços. Esta cirurgia melhora o aspecto do contorno do membro superior e corrige o abaulamento com aquele aspecto de “pendurado” que os pacientes que tiveram grandes emagrecimentos apresentam.

É realizada primeiramente a marcação do excesso de pele dos braços, em geral na região interna. Marca-se desde o início da área com flacidez, às vezes próximo da dobra do cotovelo, até a axila, em alguns casos esta marcação se estende até tórax lateral, evita-se aquele aspecto de braços tratados sem a correção do tórax superior, quando ainda sobram dobras e excesso de pele próximo à região axilar. Com isso, os pacientes conseguem usar roupas justas de forma mais confortável, ajudando, inclusive, as mulheres que gostam de usar tops ou biquinis.

Veja as perguntas mais frequentes abaixo:

PARA QUEM A BRAQUIOPLASTIA É INDICADA?

Essa técnica é indicada para pacientes que apresentam flacidez e excesso de pele em toda a circunferência dos braços. A lipoaspiração não é indicada nestes pacientes devido ao excesso de pele, a flacidez e a perda da elasticidade. O efeito sanfona, decorrente das variações de peso e o rompimento das fibras colágenas e de elastina, prejudica o “encolhimento” da pele que normalmente acontece após uma cirurgia de lipoaspiração. Por isso é necessária a ressecção de pele para a melhora significativa do contorno.

QUANTO TEMPO APÓS A CIRURGIA BARIÁTRICA PODE SER REALIZADA A BRAQUIOPLASTIA?

De modo geral, as cirurgias de contorno corporal após a cirurgia bariátrica, são realizadas depois da estabilização do peso. Normalmente, após 1 ano e meio, mas é muito importante que o cirurgião geral libere a paciente para as cirurgias plásticas.

QUAIS SÃO OS CUIDADOS E PREPAROS DO PRÉ-OPERATÓRIO?

Depois que o médico conversar e fizer o exame clínico, é feito o planejamento das etapas de tratamento. Algumas vezes, a braquioplastia pode ser associada a dorso-mamoplastia. É muito importante que seja feito um preparo cuidadoso para a cirurgia!
Vale lembrar que a cirurgia bariátrica, dependendo da técnica, altera a absorção de nutrientes. Então, deve se fazer exames laboratoriais completos, incluindo avaliação do estado nutricional, para descartar a presença de anemia e a carência de alguma vitamina. Muitas vezes, no pré-operatório, já se faz a reposição de vitamina D, vitamina B, Ferro, entre outros, além, é claro, dos exames rotineiros de mamografia e ecografia mamária, consulta com cardiologista, ECG e a consulta pré-anestésica.

Além disso, é preciso que a paciente se organize para manter o repouso necessário, bem como interromper alguns medicamentos, bebidas alcoólicas e parar de fumar um mês antes do procedimento. Por ser um procedimento cirúrgico é de grande importância o preparo psicológico para o pós-operatório e as expectativas de resultado.

QUAL O TIPO DE ANESTESIA UTILIZADA?

A anestesia normalmente é a geral, mas é na consulta pré-anestésica, que o médico anestesiologista irá decidir em conjunto com o paciente.

COMO É A CIRURGIA?

O cirurgião inicia o procedimento com a incisão e retirada da pele e do subcutâneo superficial, de acordo com a marcação prévia. Esta demarcação é feita de forma que a cicatriz resultante seja longitudinal ao membro superior e fique escondida com os braços na posição de repouso. Após realizadas as suturas, já é feito o curativo. As incisões são fechadas superficialmente com pontos intradérmicos, o que deixa a cicatriz menos aparente. Para auxiliar ainda mais a cicatrização, pode-se associar o uso da cola cirúrgica.

O tempo médio de duração da cirurgia é de 1 a 2 horas e, normalmente, a paciente permanece hospitalizada por um período de 12 horas.

COMO FICA A CICATRIZ?

A cicatriz é longitudinal ao comprimento do braço na face interna, paralela ao musculo bíceps ao redor de 1,5 cm mais interno e na axila em diagonal, dependendo do caso. Sempre deve-se cuidar para não deixar a cicatriz visível, quando o paciente está com os braços na posição de repouso ou pequenos movimentos.

Nos primeiros 4 meses, as cicatrizes ficam mais evidentes e avermelhadas. Com o tempo, vão clareando e ficando mais discretas. Isso pode levar um ano. É importante realizar uma microporagem das cicatrizes e massagens com cremes e pomadas prescritas pelo médico, para o tratamento estético da cicatriz.

É primordial que a região onde houve incisões cirúrgicas não seja submetida à força excessiva, à escoriação ou a movimentos brutos, durante o tempo de cicatrização, além não poder tomar sol.

COMO SERÁ MINHA RECUPERAÇÃO?

Após a cirurgia, é comum sentir um pouco de desconforto e dor. O tempo de recuperação dura em torno de um mês. Um ponto importante é manter os braços elevados acima do tórax nas primeiras semanas, para isso utilizar travesseiros apoiando todo o braço e antebraço. Os pontos devem ser removidos cerca de 8 a 15 dias após a cirurgia e, durante esse tempo, deve-se repousar, evitando mexer os braços de forma excessiva. É muito importante fazer caminhadas curtas várias vezes ao dia, porém dirigir ou academia só após 20 a 30 dias da cirurgia.

Durante os primeiros 20 dias, o paciente deve deitar-se apenas de barriga para cima.

É NECESSÁRIO O USO DE ALGUM MODELADOR ESPECÍFICO?

Nesta cirurgia, é importante usar um modelador em formato de mangas, que pode ser separado ou um modelador tipo “camisa” com mangas longas um período de 2 á 3 meses. Isto ajuda a segurança do paciente e a diminuição do inchaço (edema).  Nos primeiros dois meses, uso deve ser por 24 hs por dia, e, após esse período, é permitido retirar o modelador aos poucos.

MARQUE SUA CONSULTA

Entre em contato pelo telefone 41 3342-0405 ou pelo botão de WhatsApp.

Caso prefira, preencha o formulário abaixo, que logo entraremos em contato!
×